Vendaval provocou rompimento de cabos e deixou 6.500 mil consumidores sem luz na região. O vendaval que atingiu a região na noite desta terça-feira, 03/11, com rajadas de vento que chegaram a atingir 50 km/h, provocou danos rede elétrica ao longo dos 60 km da linha de transmissão que leva energia at as cidades de São Bento Abade, São Tom das Letras e Luminárias, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 6.500 consumidores da Cemig.
Visando a localização dos pontos danificados no sistema elétrico que abastece estas cidades, equipes da Cemig realizaram inspeção nos 60 km desta linha de transmissão e trabalharam durante a madrugada do dia 04/11, buscando restabelecer o sistema com segurança para a população. No início desta manhã, a Cemig reforçou as equipes de campo no atendimento a esta ocorrência, porém, devido complexidade dos danos causados (rompimento de diversos cabos e quebra de isoladores e estruturas), o restabelecimento total da energia ocorreu às 11h46 para os consumidores de São Bento Abade, às 12h17 para o município de São Tom das Letras e às 14h para Luminárias.
Segundo o engenheiro do Centro de Operações da Distribuição Sul da Cemig, Luiz Cláudio Vieira, a rede que alimenta de energia estas cidades muito extensa, e atravessa locais de difícil acesso, em área rural, e região de serras. Por isso, está mais vulnerável às condições atmosféricas e atuação de agentes externos. “Na ocorrência de ontem, a força do vento causou entrelaçamento de cabos e danos nos dois alimentadores que abastecem estas cidades, impossibilitando a transferência de cargas, que agilizaria o restabelecimento. Assim, o fornecimento de energia para Luminárias somente pôde ser normalizado após a conclusão dos serviços”.
Informaões/fonte:
Gerência de Planejamento e Acompanhamento do
Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuião
Contato: Fátima Valias – valias@cemig.com.br
Telefones: (35) 32199342 (35) 99686052
.:.