Portal São Thomé

Portal São Thomé
Portal de Turismo, Mineração e Notícias da Cidade

quarta-feira, 25 de março de 2009

III Encontro de Bandas na Cidade Mística de São Thomé das Letras

Aconteceu, no dia 22 de Março de 2009, na praça Matriz da cidade mística de São Thomé das Letras, o III Encontro de Bandas Municipais que, contou com a presença de autoridades, organizadores, a comunidade local e bandas de seis cidades...

Foto da abertura do encontro


Cobertura completa do evento:

http://www.saothomedasletras.net/eventos/

.:.

domingo, 15 de março de 2009

PROJETO DE LEI Nº 01/2009 - Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, MG

PROJETO DE LEI Nº 01/2009


Dispõe sobre denominação de rua.

A Câmara Municipal de São Thomé das Letras, Estado de Minas Gerais, por seus representantes legais aprovou e eu, Prefeito Municipal em seu nome sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - A Rua Projetada, 06 - Bairro Caninana, passa denominar-se, Rua 1º de Março.

Art. 2º - Revogam-se as disposições contrárias, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

São Thomé das Letras, em 03 de Março de 2009.

Aprovada em
10/03/2009

sábado, 14 de março de 2009

Anastasia entrega certificações de café no Sul de Minas

Foto do Encontro na Cidade de Três Corações, MG


Em continuidade ao Programa de Certificação de Café, parte do Projeto Estruturador Certifica Minas, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia presidiu a entrega de 146 certificados a cafeicultores em Machado, no Sul de Minas, nesta sexta-feira (13). A solenidade foi realizada no Centro de Excelência do Café, estrutura criada pelo Governo de Minas para promoção de atividades relacionadas à cafeicultura na região Sul do Estado, que atualmente é gerenciada pela Associação das Entidades de Café do Sul de Minas (Ascafé).

Objetivos do programa

O objetivo do programa é atestar a conformidade das propriedades produtoras de café com as exigências do comércio mundial, possibilitando ao produto mineiro chegar a novos mercados. Foram entregues 76 certificações para produtores da regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) de Alfenas, na qual Machado está incluída; 33 para a regional de Guaxupé; 29 para a regional de Pouso Alegre e oito para a de Passos.

"É um projeto muito importante do Governo de Minas, através da Secretaria de Agricultura, porque ele confere qualidade às propriedades produtoras de café. É uma primeira etapa, porque na segunda nós vamos certificar o próprio produto e é fundamental que haja isso porque nós teremos condições, a partir de então, de termos mais valor agregado ao nosso café, ou seja, o valor do café comercializado por essas propriedades será mais alto", avaliou o vice-governador.

Ivan Gonçalves Ribeiro produz 300 sacas de café por ano em Santa Rita do Sapucaí, numa propriedade de 14,5 hectares. O processo de certificação de sua produção durou dois anos. "Com toda a conscientização da Emater e do IMA, hoje posso dizer que o produtor rural é o verdadeiro guardião do meio ambiente natural. Aprendemos como agir em relação ao uso de agrotóxicos, como ter cuidados com as nascentes e a forma correta de uso do solo. Em troca de tudo isso, temos a preservação de nossa própria saúde", explicou.

No município de Campanha, Sérgio Dias de Castro produz entre 200 e 300 sacas de café por ano, numa área de 10 hectares. O pequeno produtor está iniciando o processo de certificação e acredita que essa é uma forma de diferenciar o valor do produto. "A certificação é de grande valia e é um projeto muito bom, por isso resolvi buscar a pontuação necessária para consegui-la. Acredito que dê certo em dois anos". Sérgio trabalha em sua região para montar uma associação com outros pequenos produtores que também buscam ou já possuem o café certificado.

No mesmo município, Stela Maria de Araújo Foresti e Reinaldo Foresti Júnior produzem em uma propriedade de 170 hectares uma media de 1.300 sacas de café por ano. Os produtores iniciaram processo no ano passado. "Começamos a ser entrevistados pela Emater em setembro de 2008 e em dezembro já estávamos com tudo pronto. Já possuíamos muitos fatores que são exigidos em ordem e isso ajudou muito. Conseguir a certificação nos dá a sensação de dever cumprido", comemorou Stela. O café produzido na fazenda é comercializado em Varginha. Os produtores pretendem, com a certificação, entrar no ramo de exportação.

Produção

Na safra 2008, o Sul de Minas produziu 11,2 milhões de sacas, o que representa 47,56% do total do Estado. Machado foi responsável pela produção de 407 mil sacas, assumindo a terceira colocação no ranking dos municípios da região. No ano passado, as exportações de café por Minas Gerais movimentaram US$ 3,03 bilhões. Minas é o maior produtor nacional de café. A safra estimada no Estado para 2009 é de 18 milhões de sacas (60kg), aproximadamente 48% da safra nacional. Em 2008, a produção mineira foi de 23,5 milhões de sacas. A queda é provocada pela bianualidade da cultura, que alterna um ano de safra alta com outro de safra baixa.

Participam da solenidade de entrega de certificações aos produtores, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, o diretor do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Altino Rodrigues Neto, o prefeito de Machado Roberto Camilo Órfão de Morais, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Aguiar Ribeiro, o presidente Ascafé, João Emygdio Gonçalves e o diretor técnico da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

Certifica Minas

O Projeto Estruturador Certifica Minas é supervisionado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e gerenciado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é ampliar a presença do agronegócio mineiro nos mercados nacional e internacional. O cadastro no programa de certificação do café, a assistência técnica e as orientações para adequações das propriedades são feitos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

"É como se colocar um espelho diante da pessoa que quer crescer. Ele se avalia, sente que tem possibilidade e melhora. É um estímulo ao individuo através do café, na medida em que ele passa a ser estimulado a constatar que ele pode ser melhor amanhã do que é hoje, desde que ele se interesse por melhorar seu conteúdo de cultura, de conhecimento. E é essa a estrada. Nós temos a ferramenta do conhecimento, nós temos a informação, temos os extensionistas e queremos oferecer isso aos produtores. É preciso que as pessoas demandem isso. Ensinar não tão difícil. O mais difícil encontrar quem queira aprender", disse o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana.

Título: Anastasia entrega certificações de café no Sul de Minas
Autor: Secretaria de Estado de Governo Data 13/03/2009
Fonte: José Carlos Paiva/Secom MG

Cobertura do encontro

http://prefeiturasaothomedasletras.blogspot.com/2009/03/encontro-de-prefeitos-com-o-vice.html

quinta-feira, 12 de março de 2009

Encontro de Prefeitos com o Vice-Governador de Minas Gerais, na Universidade Unicor de Três Corações, MG

O Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Professor Antonio Augusto Junho Anastyasia, chegará hoje, dia 13 de Março, no prédio da Universidade Unicor da cidade de Três Corações, onde irá acontecer o encontro com os Prefeitos das cidades arredores, entrega do certificado aos produtores rurais, entrega do título de cidadão honorário de Três Corações e aula Magna sobre Gestão Pública e Educação.

O Prefeito de São Thomé das Letras, Sr. José Roberto da Silva, já confirmou sua presença na reunião..

Programação prevista

Dia 13 de Março

19hs - Entrega do Titulo de cidadão honorário de Três Corações ao vice-governador de Minas Gerais, professor Antonio Augusto Junho Anastasia.

19:30hs - Entrega dos Certificados do Programa do Governo de Minas Gerais "Certifica Minas" aos produtores de café da região.

20hs Aula Magna "Gestão Pública e Educação", a ser proferida pelo Professor Antonio Augusto Junho Anastasia.

Endereço da reunião

Universidade Unicor Três Corações
"Terra do Rei Pelé"

Av. Castelo Branco, 82 - Chácara das Rosas
Três Corações - MG
37410-000

Telefone
(35) 3239-1237

Cobertura do Encontro


Mais informações..

http://www.saothomedasletras.net/politica/

sexta-feira, 6 de março de 2009

Agenda de Compromissos do Prefeito José Roberto da Silva em viagem a Belo Horizonte

Assuntos

1 - Reunião dia 05/03/2009, quinta feira com o Dr. Marcelino e Ana Lúcia responsável pela turma de Fiscalização de Lavras, Segurança e Beneficiamento do 3° Distrito do DNPM. Onde irá discutir e sanear dúvidas sobre:

CFEM (repasse dos Mineradores)
Arrendatários de Pedreiras
Permissionária de Lavra
Fiscalização junto com as Empresas que exploram o Quartzito


2 – SERVAS (Serviços Voluntário de Assistência Social), o Prefeito irá pleitear um veiculo (Kombi ou Uno) para agilizar o atendimento de ocorrências do Conselho Tutelar na cidade e nos bairros do município.

3 – Reunião no Setor de Prestação de Contas no SETOP referente ao convênio Nº. 093/06 Ginásio Poliesportivo.

4 – Reunião com a Secretária do Estado e Desenvolvimento Regional e Política Urbana; pleiteando autorização de verba para construção de 100 (Cem) casas populares.

Atenciosamente,

Chefe do Gabinete

Conheça a Equipe do Governo on-Line

http://www.saothomedasletras.net/prefeitura/funcionarios/

segunda-feira, 2 de março de 2009

Prefeitos Mirins das Escolas de São Thomé das Letras - Democracia e Cidadania

Apresentação

Em outubro de 2008 paralela as eleições oficiais o órgão municipal da educação de São Thomé das Letras, junto a coordenadora do Projeto Hanta Pimentel, realizou eleições para prefeito e vice prefeito mirim nas escolas da zona rural com a intenção de ressaltar a importância da participação no sistema de político em que nosso país está inserido, ou seja, a DEMOCRACIA e principalmente o envolvimento dos alunos nas questões de decisão, organização, melhorias e soluções para que a escola funcionem bem.

Surgiram candidatos mirins que montaram seus partidos, apresentaram seu plano de governo, fizeram campanha na escola e na comunidade. E nas eleições diretas foram eleitos.

Tomando posse do cargo hoje e junto com a nova adminitração da nossa cidade vão procurar participar do processo democrático ativamente como representantes de seus colegas e assim trabalhar para deixar nossas escolas da zona rural ainda melhor.

Os Prefeitos mirins e seus vice prefeitos das escolas João Cota, Congonhal, Córrego das Pedras e Pedra infelimente não puderam comparecer mas serão empossados outro dia.

Então hoje recebe das mãos do nosso Excelentíssimo Prefeito José Roberto e o Vice Prefeito Derli Franciso, o diploma.



Informações adicionais

Vídeo do 1º Pronunciamento do Prefeito Mirim Jader Medeiros

http://www.youtube.com/watch?v=FD0LUiYwOxs

Outros prefeitos eleitos

Na escola da comunidade do Canta Galo

Prefeita Mirim: Violeta Pesenti de Souza Ventura
Vice: Letícia da Silva Medeiros

Na escola da comunidade do João Pedro

Prefeito Mirim: Carlos Eduardo Araújo
Vice: Jader Medeiros da Silva

Na escola da comunidade Óleo

Prefeito Mirim: Paulo Henrique Josuel da Silva
Vice: Wilian Alves

Na escola da comunidade Paredão

Prefeito Mirim: Wilson Francisco de Castro
Vice: Dienifer Aparecida Baldino

Na escola da comunidade Mato dentro

Prefeito Mirim: Jorge Pereira Arantes
Vice: Daniele Aparecida Souza

Cobertura do eventos com vídeos e fotos

www.saothomedasletras.net/eventos/
www.saothomedasletras.net/politica/